Conheci o método no final de 2018 através de um mini-curso na empresa onde trabalho. Na ocasião, além de conhecer, atuei em um projeto utilizando o método e pude experimentar os inúmeros benefícios que o mesmo traz.
Mas o que é o SCRUM?
O Scrum, nada mais é do que um framework para equipes trabalharem juntas. Assim como em um time de rugby treinando para o grande jogo, o Scrum incentiva as equipes a aprender através de experiências, se auto-organizar enquanto trabalham em um problema, e refletir sobre suas vitórias e derrotas para melhoria contínua.
Com regras, eventos e funções bem definidos sua abordagem semi-prescritiva realmente ajuda a remover as ambiguidades no processo de desenvolvimento, com a organização de tarefas complexas em lançamentos menores e por consequência muito mais rápidos mantêm a equipe motivada e os clientes mais satisfeitos por enxergar pequenas partes do produto já prontas.

Mas como aplicar o SCRUM em sua empresa?
Se a sua equipe de desenvolvimento estiver acostumada a um modelo típico de cascata, pode ser que demore mais um pouco para absorver a metodologia. Os conceitos de ações menores, reuniões diárias, revisões de sprint e identificação de um scrum master podem ser uma mudança cultural desafiadora para uma equipe, porém os benefícios a longo prazo superam em muito a curva de aprendizado inicial.
Leitura essencial: Se você se interessou pelo assunto, esse livro aqui é leitura obrigatória!